Asso
Escondida na parte inferior dos galões de água mineral, há uma informação importante aos consumidores: a validade do recipiente. A validade do galão - estipulada em três anos -, se não for respeitada, pode ocasionar danos ao consumidor, devido à fragilidade da embalagem.
Os comerciantes que trabalham na distribuição de água mineral têm até o mês de setembro para se adequarem às novas normas estipuladas por uma portaria de número 387/2008 do Departamento Nacional de Produção Mineral, que exige que a data limite de três anos, venha explicitada nos vasilhames retornáveis de água.
Deste modo, os estabelecimentos estão correndo não apenas para inovar o estoque - que não pode conter vasilhames de 2007 e anos anteriores - e cosncientizar o consumidor da necessidade da troca do galão, o que tem sido um dos maiores problemas, como contou a proprietária Patrícia Fernandes. Para convencer os fregueses, acabou cedendo novos vasilhames aos mais antigos compradores. Essa norma entrou em vigor a partir de 19 de setembro de 2008 e terá um prazo de um ano para ser cumprida, por isso já estamos pedindo para que todos os clientes se atentem a essa validade e troquem seus galões., esclareceu.
O descumprimento das obrigações instituídas nesta portaria acarretará ao infrator as penalidades previstas no Código de Águas Minerais.
Galões se deterioram
O consumidor terá que entender que isso é uma norma e que não podemos fazer nada em relação a isso. Cabe a cada consumidor, comprar o seu galão e zelar pela data de validade., falou Patrícia que, disse que ainda há muita resistência por conta dos consumidores, acostumados a adquirir um único galão e permanecerem com ele por um tempo. Como mostrou, os galões velhos se deterioram, ficam quebradiços e inadequados para armazenar água potável.
Outra proprietária de uma distribuidora de água mineral em Sorocaba, Marisa Mishima, também já retirou de circulação os galões dos anos de 2006 e 2007. Ela já vem avisando seus clientes sobre as novas normas, e que os galões velhos podem contaminar a água. Mesmo assim, reiterou que muitos ainda não sabem da validade dos vasilhames.
A média de preço de um galão com 20 litros é de R$ 15 e os que passam do prazo são reciclados.
Recomendações:
* Só receber o garrafão com lacre e rótulos intactos e dentro do prazo de validade do produto
* Só aceitar garrafão limpo e sem evidências de violação, remendos ou manchas
* Conferir na rotulagem a data do envase e prazo de validade da água envasada
* Estocar o garrafão em ambiente limpo, fresco e seco
* Não deixar o garrafão exposto a luz solar direta, para evitar o desenvolvimento de algas
* Não deixar o garrafão (cheio ou vazio) junto a produtos com odor forte, produtos tóxicos ou materiais de limpeza
* Não utilizar o garrafão para acondicionar outros produtos, ele é uma embalagem de uso exclusivo de água mineral e de mesa
* Antes de abrir o garrafão, limpar a tampa com álcool etílico( não perfumado)
* Periodicamente, fazer a limpeza e desinfecção do bebedouro, segundo o procedimento aconselhado pelo fabricante
* Verificar se a embalagem apresenta no fundo o nome do fabricante, data de fabricação e número do registro no ministério da Saúde
ciação Brasileira de Indústria de Água Mineral
www.abinam.com.br
Nova Lei sobre válidade de Galões de Água